Educação para o meio Ambiente (Bonato e Gaspar, 2023)
RESUMO
A arquitetura escolar é significativa no aspecto interacional entre crianças e adultos, seus movimentos, possibilidades pedagógicas e bem como se mostra um fator definitivo para a organização dos espaços da unidade. Neste sentido, as interações favorecidas em espaços naturais dentro da arquitetura escolar por adultos e crianças, se mostram um quesito demasiado rendoso na temática. Através de pesquisa de campo com visitas de observação numa unidade de educação infantil na cidade de Curitiba, notou-se como se dá a articulação das interações adulto e criança no meio escolar, em seu aspecto arquitetônico e seus recursos nos espaços externos viabilizando as áreas verdes e experiências nos espaços naturais. Uma vez que as relações entre criança e natureza carregam certo esquivo e estranhamento essencialmente por serem ponderadas pelos adultos. Isto é, a relação adulto-criança na Educação Infantil, em seu aspecto adultocêntrico também é discutida, convidando a uma reflexão da prática na Educação Infantil.
Palavras-chave: Educação infantil, Espaços externos, Interação, Arquitetura, Áreas Verdes.
OUTER SPACES IN THE EARLY CHILDHOOD EDUCATION: A STUDY ABOUT ARCHITECTURE AND NATURAL AREAS
ABSTRACT
Through field research with observation visits at an early childhood education unit in the city of Curitiba, we noticed how the interactions between adult and child within a school environment, in architectural aspect and its resources into outer spaces evidencing the experiences in the green and natural spaces inside it. The school architecture has significant relevance in the child-adult interactional aspect, about their motions, pedagogic possibilities, also it is shown as a definitive factor for the organization of school institution spaces. Consequently, the interactions made possible in natural areas inside school architecture for adults and children, it shows up like a productive item in thematic. Since the relation between child and nature carries a certain obstacle and estrangement essentially because it’s led by adults. Hence, the adult-child relations in Early Childhood Education, is its adult-centered aspect, also will be discussed, inviting a thought of practice in Early Childhood Education.
Key-Words: Early Childhood Education. Outer spaces. Interaction. Architecture. Natural areas.
Leia mais